Um estudo realizado pela Visa Consulting & Analytics analisou as transações nos 30 principais aeroportos do Brasil entre 2021 e 2022 e constatou um impressionante crescimento de 52% nas transações presenciais com cartões Visa nesses locais no ano passado.
O consumo nos aeroportos brasileiros tem se mostrado um aspecto fundamental do turismo, com os viajantes realizando transações em produtos e serviços disponíveis nos estabelecimentos comerciais.
De acordo com a análise da Visa Consulting & Analytics, os aeroportos que registraram o maior crescimento em transações Visa durante esse período foram: Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais, e Aeroporto Internacional de Navegantes, em Santa Catarina, com um crescimento superior a 80%.
Em seguida, destacam-se o Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiás, o Aeroporto Internacional de Vitória, no Espírito Santo, e o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com um crescimento entre 60% e 80%.
Já o Aeroporto Internacional Pinto Martins, no Ceará, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu-Cataratas, no Paraná, e o Aeroporto de Teresina – Senador Petrônio Portella, no Piauí, apresentaram um crescimento entre 50% e 60%.
Compra de alimentos lidera pesquisa
A pesquisa também revelou que, em 2022, o setor alimentício, com foco em fast foods, restaurantes e cafeterias, foi responsável por 65% das transações presenciais com cartões Visa nos aeroportos brasileiros. Em seguida, estão os gastos com transporte, incluindo locadoras de veículos e táxis cadastrados nos aeroportos.
“Com o passar dos anos, temos observado uma mudança na relação entre os viajantes e os aeroportos. Além de servirem como meio de transporte entre destinos, os aeroportos se tornaram centros comerciais repletos de oportunidades, oferecendo tecnologias de pagamento inovadoras e seguras”,
Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics.
Moherdaui afirma, ainda, que a a Visa utiliza todos esses dados para impulsionar sua estratégia de benefícios, utilizando o Visa Airport Companion como o principal canal para oferecer ofertas e descontos em restaurantes e serviços nos aeroportos ao redor do mundo.
Com esses insights valiosos sobre o comportamento de consumo nos aeroportos brasileiros, a Visa continua aprimorando sua abordagem para atender às necessidades dos viajantes e oferecer experiências cada vez mais convenientes e satisfatórias durante suas jornadas.
Gostou dessa notícia? Então, acompanhe nosso portal de notícias e fique por dentro de tudo que acontece no mundo de viagens e aeroportos!