Você sabe o que é um cartão co-branded? Talvez não reconheça pelo nome, mas com certeza já viu um ou até tem na carteira! Conhecido como “cartão de varejo”, ele aproxima o cliente e o estabelecimento.

Isso porque seu principal objetivo é oferecer benefícios e condições especiais para clientes fiéis de uma loja, por exemplo. Mas, com a vantagem de poder utilizá-lo em outros locais, diferente do Private Label.

Várias marcas possuem um cartão co-branded, para oferecer ainda mais possibilidades de pagamento aos seus clientes. Sendo assim, continue lendo o conteúdo a seguir para saber mais sobre esse cartão!

O que é um cartão co-branded?

O cartão co-branded é um tipo de cartão de crédito fruto de uma parceria entre uma empresa e uma instituição financeira. Dessa forma, aproxima o cliente do estabelecimento e garante maior fidelização.

Afinal, é mais uma opção de crédito disponível, que oferece benefícios exclusivos para a loja, mas que também permite fazer compras em outros locais. Isso, desde que aceitem a bandeira emitida no cartão.

Inicialmente, esses cartões ficaram conhecidos no Brasil por causa dos programas de fidelidade. Mas, agora já estão disponíveis para supermercados, lojas, operadoras telefônicas, entre vários outros.

Como o cartão co-branded funciona?

Muitas pessoas confundem o cartão co-branded com o cartão Private Label, por terem uma certa semelhança: ambos são de estabelecimentos. No entanto, a principal diferença é a exclusividade.

Enquanto o Private Label é aceito apenas no local que emitiu, como um supermercado, o co-branded é aceito qualquer estabelecimento que aceite a sua bandeira. Veja a seguir um exemplo desse caso:

O cartão Azul Itaú Visa Infinite é um cartão co-branded, emitido pelo bandeira Visa. Portanto, é possível utilizá-lo em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira Visa como forma de pagamento.

Mas, os principais benefícios são para os clientes da empresa. Nesse caso, o cartão da Azul permite que os consumidores ganhem 10% de desconto em passagens Azul e bagagens grátis em voos, por exemplo.

Ou seja, o cartão co-branded funciona da mesma maneira que os demais cartões de crédito. A diferença está nas vantagens exclusivas para quem é comprador assíduo de uma determinada marca.

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes


Cada cartão co-branded tem suas próprias regras e condições. Portanto, verifique as do cartão que você deseja solicitar e siga o passo a passo indicado pela empresa e/ou instituição financeira. De modo geral, a solicitação pode ser feita através do site ou aplicativo.

Não. Apesar de serem parecidos, não são a mesma coisa. Enquanto o Private Label pode ser utilizado apenas na rede credenciada, o co-branded é aceito em qualquer estabelecimento que permite determinada bandeira como forma de pagamento.

O cartão co-branded funciona como um cartão de crédito comum, mas com benefícios especiais em determinada rede. Por isso, basta verificar a bandeira do seu cartão e utilizá-lo em qualquer estabelecimento que a aceite como forma de pagamento.

Um cartão co-branded oferece muitos benefícios ao cliente fiel de determinada empresa. Afinal, apesar de ser aceito em qualquer estabelecimento pela bandeira, esse tipo de cartão tem suas principais vantagens voltadas a consumidores assíduos de uma empresa. Por isso, oferece descontos, condições especiais, entre outros.

Qual o melhor cartão co-branded para solicitar?

Como dito anteriormente, apesar de ser aceito em diversos estabelecimentos, o cartão co-branded ainda tem seus principais benefícios voltados para consumidores fiéis de uma determinada empresa.

Por isso, o melhor cartão é aquele que você sabe que irá aproveitar suas vantagens ao máximo. O cartão Azul Itaú, por exemplo, mesmo sendo bom, não é uma boa opção para quem não voa com a Azul.

Nesse caso, se quiser um cartão para acumular milhas, é mais vantajoso solicitar de uma companhia aérea que gosta mais. Portanto, analise suas necessidades e preferências para pedir um segundo o seu perfil.

Há muitos cartões co-branded disponíveis atualmente, te dando várias possibilidades! Entre elas:

Vale a pena solicitar um cartão co-branded?

Sim, dependendo do seu objetivo. Como já dito antes, é preciso analisar o seu perfil antes de solicitar um cartão co-branded para, dessa forma, entender se um determinado cartão será vantajoso para você.

Caso deseje ganhar milhas, por exemplo, pode escolher entre várias opções que pertencem à programas de fidelidade. Portanto, solicite aquele que faz mais sentido com as suas necessidades, metas e objetivos.

Gostou de saber mais sobre esse tipo de cartão? Então, confira mais matérias para estar a par das novidades! Portanto, acesse a nossa página de guias e continue nos acompanhando!