Para quem gosta de utilizar o cartão de crédito Inter em compras internacionais, uma notícia ruim: o spread teve um aumento de 100%. Assim, agora a taxa cobrada em cima do valor da compra é de 4%.
Antes, o cartão Inter era uma das melhores opções para quem queria fazer compras em moedas estrangeira, seja fora do Brasil ou em sites internacionais. Afinal, cobravam apenas 1% de spread nas transações, sendo um dos menores valores do mercado.
No entanto, esse valor dobrou ano passado de 1% para 2% e agora dobrou novamente para 4%. Dessa forma, o cartão do banco digital não é mais uma das melhores opções para compras internacionais, uma vez que existem cartões com taxas menores e até isentos dela.
O que é o spread do cartão de crédito?
O spread do cartão de crédito, ou ágio, como também é chamado, é um valor adicional que a administradora cobra do cartão sobre o dólar oficiar do Banco Central (PTAX) para poder lucrar mais.
Entretanto, o pontos negativo é que as instituições não costumam divulgar essas taxas ou o seu aumento, como foi o caso do cartão de crédito Inter. Portanto, é preciso ficar atento ao spread se deseja fazer uma compra internacional.
Isso porque, em alguns casos, pode não valer a pena fazer a compra pelo cartão, por exemplo, em cartões de crédito que cobram 6% de spread ou até mais. Afinal, o titular pagará o valor da compra + IOF (5,38%) + spread.
Por isso, procure cartões de crédito isentos do spread ou com um valor menor, que era o caso do cartão Inter, para economizar seu dinheiro. Mas, hoje o cartão de crédito Inter não é mais uma das melhores opções disponíveis.
Como funciona as compras internacionais no cartão Inter?
De acordo com o BACEN, todas as compras feitas com o cartão em moeda estrangeira se convertem para o real, com a cotação do dólar do dia da compra.
Portanto, se fez uma compra eu Euro, por exemplo, o banco irá transformar o valor em euro para dólar e, em seguida, para real. Isso para que você consiga fazer o pagamento com maior facilidade e comodidade.
Contudo, é muito importante ressaltar que ao fazer compras internacionais com o cartão de crédito, é preciso arcar com as taxas do IOF (que é o mesmo para todos os cartões) e do spread.
Desse modo, quem usar um cartão Inter para comprar fora do Brasil ou em sites internacionais deverá pagar: o valor da compra + 5,38% (IOF) + 4% (spread) devido ao recente aumento. Ou seja, quase 10% a mais.
Assim, se realizou uma compra de R$100, por exemplo, na fatura aparecerá o valor de R$109,38.
Utilizar um cartão de crédito é uma das maneiras mais práticas e seguras de fazer compras no exterior e ainda acumular pontos. Mas, com a taxa do IOF + spread, esse pagamento pode não ser mais tão vantajoso.
Como no caso dos cartões Santander, que têm spread de 6%. Dessa forma, o valor das taxas seria superior a 11%. Por isso, verifique sempre o spread do cartão para analisar e encontrar o melhor para a sua vida financeira!
Para conferir as últimas notícias do mercado de cartões, acesse essa página.