A Boeing, empresa aeroespacial líder global, anunciou o lançamento do Boeing Cascade Climate Impact Model, uma ferramenta de modelagem de dados que visa apoiar a meta da aviação comercial de atingir zero emissão líquida de carbono.
A nova ferramenta examina todo o ciclo de vida das fontes alternativas de energia para a aviação, desde a produção até a distribuição e uso, e quantifica a capacidade de reduzir as emissões de carbono do setor.
Essa ferramenta está disponível para uso público no site Sustainable Aerospace Together da Boeing, onde também se encontram recursos e informações sobre os caminhos da aviação para a descarbonização.
O Cascade foi projetado para ser uma ferramenta do setor, promovendo a colaboração e o alinhamento entre diferentes grupos envolvidos, como empresas do setor, governo e instituições financeiras.
De acordo com Chris Raymond, Chief Sustainability Officer da Boeing, ao compartilhar o modelo com o público, a empresa permite a colaboração, o feedback e o alinhamento entre os diversos atores envolvidos, buscando tornar o futuro aeroespacial mais sustentável.
A ferramenta Cascade ajudará as companhias aéreas, parceiros do setor e formuladores de políticas a entenderem os impactos das diferentes soluções de sustentabilidade na busca por metas de redução de emissões.
Dentre os principais resultados das avaliações do Cascade, destaca-se a importância do uso de combustível sustentável de aviação (SAF) para reduzir as emissões de carbono.
O SAF terá o maior impacto na redução das emissões, pois pode ser utilizado em aeronaves comerciais já existentes. Além disso, a renovação das frotas com aeronaves de baixo consumo de combustível também contribuirá significativamente para a redução das emissões.
Embora a expectativa seja de que aeronaves elétricas e movidas a hidrogênio surjam nas próximas décadas, sua contribuição para a redução das emissões será limitada até 2050, devido aos prazos de desenvolvimento e implantação e às mudanças necessárias nas infraestruturas aeroportuárias e nas próprias aeronaves.
Compromisso com sustentabilidade
A Boeing lançou o Cascade durante seu primeiro Sustainable Aerospace Together Forum, uma conferência que reuniu líderes da aviação comercial, governos e setores de energia e financeiro.
Além disso, a empresa criou o Cascade User Community, um grupo de trabalho que fornecerá feedback contínuo sobre a ferramenta, visando aprimorá-la e promover discussões embasadas para alcançar a meta de zero emissão líquida até 2050.
A Boeing, além de seu compromisso com a inovação e liderança no setor aeroespacial, busca promover oportunidades econômicas, sustentabilidade e impacto nas comunidades onde atua.
A empresa valoriza a segurança, qualidade e integridade como seus principais valores e utiliza sua base de fornecedores globais para impulsionar o progresso e o desenvolvimento sustentável.
Quer ver mais matérias como essa? Então acesse a nossa página de notícias e nos acompanhe diariamente pra estar sempre por dentro das novidades!