Viajar de graça pelo Brasil para um sonho, não é mesmo? Contudo, é uma realidade para muitos brasileiros por meio da Força Aérea Brasileira (FAB) e o seu programa Correio Aéreo Nacional (CAN).
Através do CAN, a FAB permite que civis viajem sem custo, aproveitando as vagas disponíveis em suas missões. No entanto, para conseguir o seu lugar nas aeronaves é preciso seguir alguns requisitos determinados.
Essa á uma excelente alternativa para fugir dos preços elevados de passagens aéreas, mas ainda é pouco conhecida. Assim, continue lendo para descobrir como pegar carona para seu próximo destino!
Como viajar de graça com a Força Aérea Brasileira (FAB)?
Por meio do programa Correio Aéreo Nacional (CAN), civis brasileiros podem pegar uma “carona” e viajar de graça para um destino nacional em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Excelente, não é mesmo?
Desse modo, o serviço permite que civis aproveitem assentos vagos em missões militares. Para isso, é necessário se inscrever no posto CAN mais próximo da sua residência e informar a rota que deseja aproveitar.
O serviço pode ser solicitado por qualquer cidadão brasileiro que atenda aos requisitos abaixo:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Apresentar documentos de identificação (RG e CPF) e foto 3×4;
- Ter um comprovante de residência atualizado;
- Estar em plenas condições físicas;
- Não ter antecedentes criminais;
- No caso de menores de idade, apresentar certidão de nascimento e autorização para viagem.
Vale ressaltar que os lugares são limitados e dependem da capacidade da aeronave. Portanto, não é tão fácil conseguir uma vaga assim, uma vez que a espera pode demorar dias ou até várias semanas.
Consequentemente, a FAB não pode garantir antecipadamente a data do voo, já que a disponibilidade de assentos pode variar. Dessa maneira, o serviço exige flexibilidade de quem deseja embarcar no avião.
No entanto, não há limite para o número de viagens que um cidadão pode realizar através deste programa. Sendo assim, é uma boa alternativa para poupar dinheiro com passagens aéreas e investir em outras experiências.
Como se inscrever para o Correio Aéreo Nacional (CAN)?
Como dito anteriormente, quem deseja viajar de graça com a FAB deve ir até o posto CAN mais próximo da sua residência, escolher qual destino deseja visitar e apresentar os documentos necessários.
Os postos estão localizados em bases aéreas espalhadas em cidades por todo o país. Por exemplo: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e Manaus.
Em seguida, basta aguardar em uma fila de espera. Caso surja uma vaga para a rota escolhida, o passageiro é chamado por e-mail para embarcar gratuitamente. Portanto, fique atento à sua caixa de entrada para não perder a oportunidade.
Todavia, cada inscrição é válida por apenas 10 dias. Sendo assim, se não aparecer uma vaga para o destino que selecionou e quiser tentar de novo, é preciso renovar a sua inscrição no programa.
É importante lembrar que a FAB não garante a viagem de volta de graça no mesmo processo. Sendo assim, é necessário uma novo cadastro para o voo gratuito de retorno ou comprar uma passagem.
O CAN leva brasileiros de graça para diversos destinos no Brasil, permitindo que conheçam novos lugares, pessoas e culturas diferentes sem nenhum custo no transporte aéreo. Se quiser aproveitar, faça já a sua inscrição e aguarde a sua carona!
Vale ressaltar que as instruções podem variar conforme a região do Brasil. Portanto, a FAB recomenda que os interessados entrem em contato telefônico para obter mais informações locais.