Quem nunca fez uma compra e se arrependeu depois, não é mesmo? Por isso, é fundamental saber como cancelar uma compra no cartão de crédito para receber seu dinheiro de volta, seja online ou presencial.

Afinal, existem vários motivos que podem fazer você cancelar sua compra. Sendo assim, continue lendo o conteúdo a seguir para descobrir quando o cancelamento é possível e como funciona o processo!

Tem como cancelar compra no cartão de crédito?

Cancelar um compra feita no cartão de crédito é um direito previsto no Código de Defesa do Consumidor. No entanto, as regras variam de acordo com a modalidade da compra: online ou presencial.

Portanto, confira as regras para saber se sua compra é elegível ao cancelamento.

Compras online

A justiça brasileira prevê o direito ao arrependimento de uma compra. Isto é, o consumidor pode devolver um produto e receber o valor pago pelo mesmo de volta, conforme as regulamentações.

No caso de compras online, o Art.49 do Código de Defesa do Consumidor diz:

O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Isso se aplica para compras feita pela internet ou ligação telefônica. Contudo, depois do prazo estipulado de 7 dias após a compra, não será possível concluir o cancelamento. Por isso, atente-se às datas!

Compras presenciais

O direito ao arrependimento não se aplica em compras feitas de forma presencial. Entretanto, você pode cancelar a compra feito com seu cartão de crédito em algumas situações específicas, como:

  • Defeito aparente ou oculto no produto, afetando seu desempenho ou qualidade;
  • Cobrança feita de forma indevida;
  • Produto recebido diferente do que foi adquirido;
  • Produto recebido fora do prazo acordado.

Como cancelar compra no cartão de crédito

Para cancelar uma compra online no cartão de crédito, verifique as regras da empresa. Afinal, cada instituição possui suas próprias condições mas, de modo geral, você pode seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse sua conta na loja;
  2. Na página de pedido, clique no produto que deseja cancelar;
  3. Selecione a opção de cancelamento;
  4. Espere a mensagem de confirmação.

E pronto! Mas, se não for possível dessa forma, entre em contato com a loja e explique os motivos do cancelamento.

Por outro lado, em uma compra presencial, você deve voltar ao mesmo estabelecimento onde adquiriu seu item. Para a devolução ser mais fácil, recomendamos que guarde sempre a nota fiscal.

Se mesmo assim o lojista recusar devolver o seu dinheiro, fale com a empresa que opera o cartão de crédito com o qual fez o pagamento. Você pode fazer isso por telefone, site ou app da instituição.

Após cancelar a compra, verifique seu extrato para saber se o estorno foi feito corretamente. Mas, lembre-se que pode levar um tempo para ser concluído, que você pode conferir com seu banco.

Portanto, entre em contato com a instituição do cartão para descobrir suas normas!