Está buscando informações sobre como viajar barato e se deparou com esse termo diferente? Uma companhia low cost é famosa por ter um preço bem menor em comparação com outras companhias áreas. Por isso, é comum que as pessoas fiquem em dúvidas se é mesmo uma opção segura.

Afinal, nem todos sabem como ela funciona e, pelo preço ser menor, deduzem que não deve ter a mesma segurança ou equipamentos, por exemplo. Assim, perdem a oportunidade de viajar pagando mais barato.

Se quer fazer uma viagem e economizar dinheiro, saiba que as companhias aéreas low cost são uma excelente oportunidade! Portanto, continue lendo o conteúdo a seguir e entenda melhor a modalidade!

VEJA TAMBÉM: Confira o que levar na sua mala de viagem!

O que é uma companhia low cost?

O modelo de companhia aérea low cost surgiu em meados da década de 1990, nos Estados Unidos e na Europa. Dessa forma, revolucionou a indústria e democratizou o acesso ao transporte aéreo para todos.

Assim, transformou a experiência de viagem no mundo inteiro através de empresas que operam voos nacionais e internacionais com baixo custo e tarifas bem mais baratas que as companhias tradicionais.

Hoje, existem várias opções de companhia aérea low cost para quem quer pagar mais barato:

  • Europa: Ryanair, Easyjet, Norwegian, Vueling, Volotea, Aer Lingus, Wizz Air, Eurowings, Level, airBaltic, Pobeda e Flybe;
  • Estados Unidos: Spirit, Frontier, Southwest Airlines, Westjet, Sun, Allegiant e Jetblue;
  • Ásia e Austrália: Air Asia, Tigerair, Scoot, Jetstar, Nok Air, Lion Air, Malindo, IndiGo, Peach, Citilink West Air, Spring;
  • América do Sul: Sky, Viva Colombia, Flybondi, Jetsmart ou Norwegian;
  • México: Volaris e Viva Aerobus;
  • África: FastJet, Mambo, Kulula e Jamojet e várias outras.

VEJA TAMBÉM: Países baratos para viajar

Vantagens e desvantagens em voar low cost

Assim como todas as empresas, a companhia aérea low cost também possui vantagens e desvantagens. Conhecê-las é fundamental para saber se é uma boa ideia ser seu passageiro, por isso, confira a seguir!

Vantagens

A principal vantagem de uma companhia aérea low cost é também o seu maior atrativo: o valor baixo! Desse modo, é uma ótima opção para quem quer passagens com preço abaixo do convencional.

Mas, essa modalidade também oferece outros benefícios! No geral, seus voos são muito pontuais e diretos, ou seja, não fazem escalas ou conexões, evitando gastar tempo em aeroportos e traslados.

E, como os voos têm baixo custo, o passageiro ainda pode voar despreocupado, uma vez que terá certeza de que não pagará taxas extras e nada além do que realmente irá precisar durante o trajeto da viagem.

Desvantagens

Se você preza por conforto, luxo ou até mesmo um lanchinho durante o voo, saiba que a companhia low cost não é a mais indicada. Isso porque para manter o preço baixo é preciso abrir mão de algumas coisas.

Em operações dessa modalidade, é preciso estar ciente que precisará embarcar e desembarcar em aeroportos mais secundários, que, geralmente, são mais distantes do centro das grandes cidades.

Por isso, antes de comprar sua passagem, faça as contas! Calcule quanto pagará em passagem + descolamento para saber se essa economia vale a pena de acordo com o local da sua estadia.

Além disso, as refeições não estão incluídas nas tarifas, não há separação de classes, as poltronas têm tamanho reduzido e há ainda mais rigorosidade em relação à dimensão e peso das bagagens.

É seguro viajar com uma companhia low cost?

Para quem está organizando uma viagem, a principal dúvida em relação à companhia low cost é sobre a segurança. Afinal, fomos ensinados que tudo que é bom é mais caro. Logo, ao ver algo mais barato já ficamos desconfiados e com medo.

No entanto, saiba que viajar com empresas dessa modalidade não implica em nenhum risco maior do que empresas tradicionais. Quer saber o porque? Confira a seguir os motivos:

  • Companhias aéreas de baixo custo utilizam as mesmas aeronaves que empresas convencionais;
  • Estão sujeitas às mesmas regras de segurança da aviação tradicional;
  • Passam pelos mesmos testes e regras de auditoria e certificação.

Ou seja, a única diferença é o valor menor e alguns detalhes necessários para conseguir manter o baixo custo, mas que não prejudica de forma alguma a segurança dos passageiros. Portanto, fique tranquilo!

Como as companhias low cost conseguem preços tão baixos?

Mas afinal, se os serviços são parecidos, qual o segredo da companhia low cost para oferecer um preço tão menor em relação às empresas do mercado convencional? Existem vários fatores decisivos.

Dessa maneira, essa modalidade de empresa levanta alguns fatores e analisa para saber se, assim, conseguirá manter tarifas baixas e ainda ter lucro em suas operações. Para saber como, leia a seguir!

Tarifas aéreas econômicas

Diferente das companhias aéreas tradicionais, a low cost cobra apenas o que precisa para voar. Ou seja, se deseja um ou mais serviços diferentes diante das variações, a cobrança será feita separadamente.

Assim, qualquer serviços adicional é cobrado, como marcar assento e despachar bagagem. Entretanto, se o cliente que deseja economizar pode viajar pagando apenas por sua poltrona, nada além disso.

De modo geral, essas empresas também utilizam apenas uma classe tarifária de voo, fazendo com que operem com uma gestão mais simples e menos atendimento pessoal, que também resulta em economia.

Frota padronizada e simples

As companhias aéreas low cost costumam operar com aviões de um só modelo, ajudando a reduzir custos com manutenção, treinamento de pilotos, tripulantes e todos os demais funcionários.

Na hora de configurar suas aeronaves, as empresas também optam pela maior densidade possível. Ou seja, espaço menor entre assentos e poltronas que não reclinam para acomodar mais passageiros.

Isso é possível devido à redução da quantidade de banheiros e espaço das galleys (cozinha do avião) e à exclusão de qualquer diferenciação de cabine. Dessa forma, conseguem ofertas preços bem inferiores.

Receita com a venda de serviços e publicidade

Além dos voos, normalmente a companhia low cost também ganha dinheiro ao vender serviços e fazer publicidade. Por exemplo, oferecendo reserva de hotéis, aluguel de carros, ingressos, entre vários outros.

Assim, geralmente o cliente recebe algum desconto e a empresa uma comissão do que conseguiu vender. Outra forma de ganho é com aviões adesivados, comerciais e ações de marketing durante o voo.

Em alguns voos, os comissários tentam vender duty free para receber comissões e na Ryanair, por exemplo, até mesmo raspadinha e bilhetes de loteria são comercializados durante as operações.

Maior aproveitamento das aeronaves

As companhias de baixo custo produzem um planejamento para evitar qualquer desperdício, maximizando o uso dos aviões. Desse modo, há voos a qualquer hora do dia ou até mesmo da noite.

Fora isso, o planejamento também reduz o tempo que as aeronaves ficam pousadas no solo. Sendo assim, tudo é feito de forma muito rápida para que possa ter uma decolagem o mais rápido possível.

Embarque e desembarque em aeroportos e terminais secundários

Como já dito anteriormente, se deseja viajar com uma companhia low cost é preciso estar ciente de que o embarque e desembarque poderão ser feitos em aeroportos e terminais secundários, longes do centro.

Essa é outra forma que essas empresas adotam para reduzir seus custos, uma vez que a taxa cobrada para operação dos voos é menor. Dessa maneira, impacta diretamente na redução do valor dos bilhetes.

Economia com o combustível

Ar ligado quando o avião está no solo ou acelerar para compensar algum atraso do voo, faz gastar ainda mais combustível. No entanto, as companhias low cost poupam o máximo possível para reduzir custo.

Tudo que essas empresas puderem fazer para poupar combustível, desde que não coloque a segurança do risco em voo, será feito. Inclusive, diminuir a quantidade de água nos reservatórios dos banheiros.

Dessa forma, ajuda a reduzir o peso do avião e, consequentemente, reduz o consumo do combustível. Por isso, as companhias dessa modalidade são extremamente rigorosas com o peso das bagagens.

Menor despesa com funcionários

A companhia aérea low cost conta com uma equipe de funcionários bem menor que empresas tradicionais, principalmente nos aeroportos. Assim facilita a redução dos valores das passagens aéreas.

Para isso, utilizam tecnologia para automatizar todos os processos possíveis. Desse modo, é possível fazer praticamente tudo sem precisar de um funcionário humano, com exceção de dentro das aeronaves.

Nesse caso, existem os comissários e os pilotos. Todavia, os funcionários costumam ter salários abaixo da média do mercado enquanto realizam tarefas diversas, como a limpeza dos aviões entre as viagens.

Venda através da internet

Normalmente, é possível adquirir passagens aéreas de empresas low cost apenas através da venda direta em seus próprios sites. Ou seja, não existem lojas físicas ou central de atendimento para compra e venda.

Além disso, a companhia low cost também ignora os sistemas globais de distribuição de passagens (GDS) utilizados pelas agências de viagem. Portanto, é comum não encontrar voos low cost em agências.

VEJA TAMBÉM: Como levar dinheiro em viagem internacional

Dicas para quem vai viajar em low cost

Se vai viajar pela primeira vez com uma companhia aérea low cost, existem algumas dicas que poderão te ajudar a ter uma melhor experiência durante o seu trajeto. Para aproveitar melhor, faça o seguinte:

  • Não compre as passagens de última hora;
  • Fique atento ao peso, tamanho e quantidade de bagagens;
  • Faça o check-in online com antecedência;
  • Chegue cedo no aeroporto;
  • Não marque voos independentes muito próximos um do outro;
  • Entre logo na fila para o embarque.

Apesar de ser uma companhia de baixo custo, a regra na compra de passagens é a mesma em tradicionais: quem compra antes, paga muito mais barato. Assim, compre com pelo menos 4 meses de antecedência.

Como dito anteriormente, é possível economizar mais se pagar apenas por seu assento e nenhum outro serviço adicional. Contudo, se escolher essa opção é preciso lembrar que não poderá marcar seu assento.

Portanto, se fizer o check-in online com antecedência, chegar cedo no aeroporto e entrar logo na fila para embarque, poderá ter mais chances de entrar no avião e escolher um bom assento para a viagem.

Ficar atento ao tamanho, peso e quantidade das bagagens é mais que fundamental, principalmente se quer economizar. Se ultrapassar o permitido, receberá uma cobrança por cada quilo ou volume adicional.

Além disso, vale ressaltar que low cost também atrase e muda horário de voo. Por isso, se estiver pegando voo para se conectar com seu próximo, tenha no mínimo 6 horas de diferença entre eles.

VEJA TAMBÉM: Chip internacional: Saiba como ter internet em viagens fora do Brasil

Vale a pena viajar em uma companhia low cost?

A resposta para essa pergunta, depende do que você espera e deseja em uma viagem aérea. Se não abre mão de conforto, lanches durante a viagem e despacho de bagagens, essa não é uma opção interessante.

Isso porque, se comparar o preço da passagem de uma companhia low cost + todos os serviços que utilizaria com o valor de uma tradicional, o preço pode ser ainda maior ou não ter uma grande diferença.

Mas, se não se importa com serviços de bordo, não quer despachar viagem e quer viajar gastando pouco, esse modelo de operação é uma excelente alternativa! Principalmente, se seguir as dicas que oferecemos.

Entretanto, lembre-se de calcular um eventual custo adicional de locomoção e verificar a reputação da empresa aérea com a qual deseja viajar. Se ver que valerá a pena, aproveite e economize em sua viagem!

Gostou de saber mais sobre as companhias low cost? Então acompanhe a nossa página de guias para saber mais sobre cartões de crédito, milhas, pontos, programas de fidelidade e viagens!