Quando é a Black Friday 2024? Já se tornou comum que os brasileiros esperem até novembro para aproveitar os descontos especiais oferecidos pela famosa data de compras, então essa é uma pergunta que muitos fazem.
Inclusive para quem gosta de viajar muito, mas buscam sempre economizar no que puder, a data é ser muito interessante para adquirir passagens aéreas, fazer reservas de hotel e de veículos, por exemplo.
Se você, assim como milhares de consumidores brasileiros, quer saber quando é a Black Friday 2024, então está no lugar certo! Continue lendo que vamos te contar exatamente a data e ainda passar algumas dicas legais para garantir descontos!
O que é a Black Friday?
A Black Friday é um evento de vendas que acontece sempre na última sexta-feira de novembro, nos Estados Unidos. O nome vem da expressão “going into the black”, que significa “entrar no azul”.
Em tradução livre, significa, sair do vermelho, que é a cor que representa prejuízos financeiros. Afinal, o evento foi criado nos Estados Unidos, como forma de os varejistas recuperarem as vendas do ano.
Quando é a Black Friday 2024?
A Black Friday é um evento de vendas que acontece tradicionalmente na última sexta-feira de novembro. Este ano, em 2024, a data acontecerá no dia 29 de novembro.
Dessa maneira, as ofertas costumam começar a ser divulgadas já na semana anterior ao evento, e podem durar até a segunda-feira seguinte, que é conhecida como Cyber Monday.
No entanto, há estabelecimentos, por exemplo, que realizam a Black Friday logo no início do mês. Hoje, não há mais a obrigatoriedade da data ser realizada na última sexta-feira, apesar de ser o mais comum.
Portanto, se você quer saber quando é a Black Friday, logo que começar o mês de novembro já fique de olho nos estabelecimentos. Afinal, alguns oferecem descontos antecipados.
7 dicas para economizar na Black Friday para organizar viagens
A Black Friday é uma ótima oportunidade para economizar na compra de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem e outros itens. Com um bom planejamento, é possível aproveitar os descontos sem perder o controle das finanças.
1. Pesquise seu roteiro antes da Black Friday
Antes de começar a comprar, é importante definir o destino e a data da viagem. Isso ajudará a comparar preços e encontrar as melhores ofertas, uma vez que já terá seu objetivo traçado.
Pesquise online sobre o destino, seu clima, atrações turísticas e opções de hospedagem. Também verifique as datas de feriados e eventos especiais, pois podem aumentar os preços das passagens aéreas e da hospedagem.
2. Faça uma lista de tudo o que você precisa
Além das passagens aéreas e hospedagem, não se esqueça de incluir outros itens na lista de compras, como seguro viagem, transporte no destino, alimentação e passeios.
Faça uma lista detalhada de tudo o que você precisa para a viagem, incluindo o tipo de acomodação, o número de refeições, as atrações turísticas que deseja visitar e os passeios que deseja fazer.
Isso ajudará a estimar o custo total da viagem e a encontrar as melhores ofertas durante a Black Friday.
3. Pesquise os preços antes da Black Friday
Avalie os preços dos produtos e serviços antes de comprar na data do evento ou acesse aplicativos que acompanham as variações de seus valores. Isso te ajudará a identificar as melhores ofertas.
Pesquise os preços das passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem e outros itens em diferentes empresas e sites. Também é importante comparar os preços de produtos e serviços similares para encontrar o melhor custo-benefício.
4. Fique atento às promoções
A Black Friday é um período de ofertas incríveis, mas é importante ficar atento para não cair em armadilhas. Leia atentamente as condições de compra e compare preços antes de fechar negócio.
Algumas empresas oferecem promoções com condições especiais, como descontos progressivos ou frete grátis. É importante ler atentamente as condições de compra para garantir que você está fazendo um bom negócio.
5. Defina um orçamento
Antes de começar a comprar, defina um orçamento para a viagem. Isso ajudará a controlar os gastos e evitar dívidas. Afinal, é muito fácil se empolgar com promoções e gastar além do necessário.
Considere todos os custos da viagem, incluindo passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, transporte no destino, alimentação e passeios. Também é importante reservar um valor extra para imprevistos.
6. Estabeleça uma estratégia para ganhar pontos e milhas
Essa dica vale tanto para o o ano todo! Isso porque, as milhas ou pontos acumulados ao longo do ano podem servir perfeitamente para aproveitar promoções e resgatar passagens aéreas ou reservar hotéis com ainda mais economia.
Além disso, procure fazer compras com cartões de crédito que pontuam e aproveitar também as muitas promoções que os programas de fidelidade fazem nessa data especial de compras.
7. Tenha flexibilidade para viajar
Algumas épocas do ano podem ser bem mais caras que outras para viajar, são o que chamamos de alta temporada, que basicamente são os meses de férias e sazonais, dependendo do destino.
Ou seja, para lugares de praia, o verão é o período mais buscado, enquanto que para lugares que tenham neve, os turistas preferem o inverno. Dessa maneira, poder viajar entre temporadas pode ser uma solução para economizar.
Algumas dicas adicionais:
- Aproveite as ofertas de cashback e cupons de desconto;
- Compare preços entre diferentes empresas e sites;
- Se inscreva para receber e-mails e promoções dos sites que deseja comprar;
- Cadastre-se nos programas de fidelidade das empresas;
- Não compre itens desnecessários apenas porque estão em promoção.
Com um pouco de planejamento, você poderá economizar muito na Black Friday e planejar viagens incríveis.
Vale a pena comprar passagem aérea na Black Friday?
Em geral, é possível encontrar boas ofertas de passagens na Black Friday. No entanto, é importante pesquisar com antecedência para comparar se as ofertas estão mesmo valendo a pena e encontrar os melhores preços.
Se pretende viajar para um destino popular, como Orlando ou Paris, é provável que o valor das passagens não estejam muito diferentes na Black Friday. Isso porque a demanda por esses destinos é alta, mesmo durante a temporada de descontos.
Já se você quer viajar para um destino menos popular, provavelmente encontrará boas ofertas na Black Friday. Afinal, a demanda por esses destinos é menor e os varejistas precisam competir por clientes.
Além disso, é importante considerar a época do ano em que você pretende viajar. Se você planeja viajar durante a alta temporada, é comum que os preços das passagens estejam mais altos, mesmo na Black Friday.
Contudo, no geral vale a pena comprar passagens durante a Black Friday. Observando os detalhes que pontuamos acima e seguindo nossas dicas, as chances são grandes de você conseguir realizar a viagem dos seus sonhos!
Gostou desse conteúdo? Então acompanhe nossa página de guias e aprenda como economizar e garantir os melhores preços de passagens aéreas e hotéis e viajar cada vez mais!