Uma das maiores companhias aéreas do mundo, United Airlines anunciou na última sexta feira uma importante decisão para a questão ambiental: o uso de uma mistura de combustível sustentável de aviação, ou SAF como é chamado em inglês.

A princípio a United Airlines usará o SAF nas aeronaves que decolam do Aeroporto Internacional de São Francisco, mas a companhia pretende adotar a mistura também no  Aeroporto de Heathrow, em Londres, ainda esse ano.

Dessa maneira, a United Airlines anunciou que irá utilizar cerca de 10 milhões de galões da mistura de combustível sustentável no ano de 2023. Com isso a companhia triplica o uso de SAF em relação ao ano passado, 2022.

Esse número fica ainda melhor se comparado com 2019, ano em que a companhia utilizou 10x menos galões de SAF do que o anunciado para 2023.

“É notável ver que, em apenas alguns anos, a United aumentou exponencialmente seu uso de SAF. Embora 10 milhões de galões de SAF em 2023 representem uma fração do que precisamos, também realizamos grandes investimentos em produtores que estão usando tudo, de etanol a algas e CO2, para ajudar a aumentar nosso suprimento futuro”.

Lauren Riley, diretora de Sustentabilidade da United

A United investiu na produção futura de mais de cinco bilhões de galões de SAF e deseja ampliar esses número ainda mais, alcançando 10 bilhões de galões.

Eco-Skies Alliance: empresas unidas por um ideal

A Eco-Skies Alliance é um programa da United Airlines que envolve diversas outras empresas, do setor aéreo ou não, mas que compartilham a visão de tornar a aviação mais sustentável cada vez menos poluentes.

Lançada em abril de 2021 a Eco-Skies Alliance já contribuiu para a compra de mais de 15 milhões de SAF. Essa quantidade da mistura é suficiente para reduzir, aproximadamente, 150.000 toneladas métricas de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Audi, Bank Of America, Corporate Travel Management e Thermo Fisher Scientific são algumas das corporações que participam do programa.

O SAF utilizado pela companhia hoje se chama Neste MY Sustainable Aviation Fuel™ e é produzido pela Nestlé e é  produzido a partir de resíduos 100% renováveis e matérias-primas residuais de origem sustentável, incluindo óleo de cozinha usado e resíduos de gordura anima.

Contudo, no futuro espera-se que o SAF seja produzido a partir de outros tipos de matérias-primas, como lixo doméstico, resíduos florestais, algas ou CO2 comprimido.

Gostou dessa Notícia? Então, acompanhe nosso Portal de Notícias e fique por dentro de tudo que está acontecendo no mundo das companhias aéreas e viagens!