O Itaú divulgou hoje, 17, o relatório Análise de Comportamento de Consumo referente ao 1º trimestre de 2023. O estudo leva em consideração todos os clientes do banco e estudou diversas áreas do varejo.

O relatório divulgado é feito com base na análise das compras realizadas pelos clientes do Itaú Unibanco com os cartões do banco, além das nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco, e inclui ainda, as compras feitas com Pix.

De acordo com o relatório, o cartão de crédito continua sendo o meio de pagamento preferido dos brasileiros clientes do Itaú, com 58% das transações feitas dessa maneira. Um crescimento de 17% em comparação ao mesmo período de 2022.

No entanto, sem nenhuma surpresa, o Pix segue em crescimento acelerado, tendo sido escolhido como método de pagamento 76% mais vezes do que no 1º tri de 2022. Além disso, o valor transacionado e a quantidade de transações feitas também foram superiores em comparação com o ano anterior, ficando 21% e 17% maiores, respectivamente.

“Em transações de CPF para CNPJ houve um crescimento de 136% na quantidade transacionada. É interessante observar que o ticket médio do pagamento por Pix fica na média de R$ 323,00, uma evolução consistente em relação a 2022. Se comparado ao quarto tri de 2022 o Pix ainda tem um crescimento de 3%, mostrando a força de penetração que o Pix tem no consumo brasileiro”

Moisés Nascimento, Diretor de Dados e Analytics

Digital tomando todos os setores

Apesar do número geral de transações feitas em estabelecimentos físicos ter crescido 13%, as compras digitais também seguem em ascensão, sendo 21% superiores ao ano passado. Além disso, mesmo as compras feitas presenciais ganharam um apoio digital.

Os pagamentos feitos por meios digitais, com cartões virtuais, carteiras digitais e Pix, cresceram 38%, uma grande diferença se comparado aos 13% de crescimento que pagamentos realizados de formas presenciais, com o cartão de débito, tiveram.

Ainda falando em novas tecnologias, o pagamento por aproximação vem ganhando o coração dos brasileiros, crescendo 77% em relação ao 1º tri de 2022, sendo feito por 44% dos clientes. Com isso, fica bem próximo dos pagamentos feitos com cartão de inserir, que totalizaram 56% das transações.

Muito ligados em tecnologia, o relatório mostrou que a geração Y, também conhecidos com millennials, puxam o carro dos que preferem fazer pagamentos com cartões virtuais. Dos 22% de transações feitas dessa maneira, metade foram de clientes dessa era.

Apesar de parecer pouco expressivo o número de transações com cartões virtuais teve um crescimento de 103% em relação ao mesmo período de 2022, sendo que o valor transacionado subiu em 73%.

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