Nesta terça-feira (26/09) para impulsionar o setor de viagens no Brasil e permitir que mais brasileiros voem e conheçam nosso país, o Ministério do Turismo lançou o “Conheça o Brasil: Voando“.

De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino:

“Este movimento foi fruto do diálogo com o Congresso, com as companhias aéreas e com o poder público. Com essa campanha, vamos informar e divulgar aos brasileiros a possibilidade de fazer turismo no Brasil a preços acessíveis. Vamos também lançar a nova malha para a alta temporada e, em dezembro, o Stopover deve começar no Brasil.

Celso Sabino

A iniciativa une o governo federal e a iniciativa privada para facilitar viagens. Esta, conta com uma parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear), e companhias Azul, Gol, Latam e Voepass.

Dessa maneira, reunirá esforços do governo federal e da iniciativa privada para desenvolver ações voltadas ao estímulo de viagens, à democratização do acesso, aviação civil e redução do custo operacional das empresas.

Para isso, os ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, identificarão, estimularão e articularão medidas. Isso, junto aos demais órgãos competentes, que contribuam para o crescimento do setor.

Outra ação, de responsabilidade das duas Pastas, será a proposição e articulação de medidas que melhorem o ambiente de negócios do setor aéreo. Assim, trará mais competitividade ao mercado.

A iniciativa também prevê várias novidades oferecidas pela parceria para implementação de benefícios. Continue lendo para saber mais sobre o “Conheça o Brasil: Voando” e entenda! Vamos lá?

Implementações do “Conheça o Brasil: Voando”

O “Conheça o Brasil: Voando” promete trazer muitas novidades, entre elas, a implementação do Stopover no Brasil. Ou seja, uma parada em um destino intermediário que seja escala ou conexão de determinados voos internacionais.

Vários países já contam com esse serviço em algumas empresas aéreas internacionais. Por exemplo, a TAP Air Portugal, Air France e American Airlines, que disponibilizam essa prática em algumas conexões.

Além disso, a iniciativa também contará com a realização de uma campanha nacional de promoção de destinos turísticos no país. Desse modo, pelo menos 10% das companhias aéreas contará com:

  • Plotagens (adesivos) dos atrativos brasileiros;
  • Mensagens para incentivar os viajantes a conhecerem novo país;
  • Mensagens informando sobre a importância de adquirir passagens aéreas com antecedência.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, parabenizou o ministro Celso Sabino pela coordenação do projeto:

“Você tem um papel fundamental na construção da agenda do Turismo nacional, tendo em vista a importância do Ministério que atua de maneira transversal, dialogando com todos da Esplanada para a gente poder integrar, de fato, as políticas públicas que dialoguem com o crescimento do setor.

Silvio Costa Filho

O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, também comemorou o “Conheça o Brasil: Voando” e destacou a importância da parceria com a iniciativa privada.

Desse modo, ele enalteceu o papel do turismo para o desenvolvimento econômico e elogiou a atuação do ministro no avanço de ações para incrementar o setor no país:

“Não à toa, o presidente Lula criou o Ministério do Turismo há 20 anos atrás e teve como o seu primeiro ministro o querido amigo Walfrido dos Mares Guia. E não à toa, Sabino, o presidente Lula está tão feliz com você como ministro do Turismo. De vez em quando, ele fala para mim ‘eu achei o meu novo Walfrido’. O presidente Lula tem total convicção do papel do turismo na geração de emprego e na atração de novos investimentos.

Alexandre Padilha

O “Conheça o Brasil: Voando” está só começando. A iniciativa busca possibilitar que o brasileiros possam conhecer e se conectar com as maravilhas do nosso país e apoiar o setor de turismo brasileiro.

O Ministérios do Turismo está empenhado em fortalecer o setor de turismo e criar oportunidades para todos desfrutarem do que o Brasil tem a oferecer: a nossa essência, a nossa diversidade, o nosso país.