Excelente notícia para brasileiros que queiram viajar para o México! Agora ficou mais fácil, uma vez que Brasil e México assinaram um acordo bilateral, que determina a volta do sistema de visto eletrônico.

Ou seja, será o fim da exigência de visto físico para viajantes de ambos os países. Assim, poderá emitir seu visto online e economizar tempo e dinheiro, visto que não precisará se deslocar até um consulado.

Dessa forma, o o México é o segundo país a liberar o turista brasileiro da obrigatoriedade de visto físico, depois do Japão. Muito bom, não é mesmo? Sendo assim, continue lendo para conferir mais detalhes!

Brasil e México permitirão viagens com o visto eletrônico

O anúncio do visto eletrônico para viagens entre México e Brasil foi feito pelo Ministério de Relações Internacionais. Em nota, informou que os governos das nações estudam maneiras de facilitar a mobilidade de seus cidadãos:

“No contexto do estreitamento e fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e México, ambos os governos têm explorado a implementação de novas medidas que facilitem a mobilidade e a circulação de suas cidadãs e de seus cidadãos de maneira segura, ordenada e regular entre os dois países”.

Ministério de Relações Internacionais

Há um tempo, os países já adotaram o visto eletrônico. Contudo, após 9 meses de funcionamento, o México voltou atrás em sua decisão e retornou a exigência da autorização física para entrar no país.

A volta desse sistema estava sendo discutida desde abril deste ano, quando o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esteve no México para o encontro da 5ª Reunião Binacional Brasil-México.

Atualmente, brasileiros precisam de visto para permanecer no México por até 180 dias. Todavia, não é necessário para quem tem visto válida, cidadania ou residência permanente nos países a seguir:

  • Canadá;
  • Estados Unidos;
  • Japão;
  • Reino Unido;
  • Chile;
  • Colômbia;
  • Peru;
  • Qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen na Europa.

No entanto, apesar do anúncio, ainda não há uma data definida para iniciação da nova política de vistos. Mas, de acordo com o comunicado oficial, espera-se que seja implementada já nos próximos meses.

Quer ver mais matérias como essa? Então acesse a nossa página de notícias e nos acompanhe diariamente pra estar sempre por dentro das novidades de companhias aéreas!