Ontem (4), os bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciaram que deixarão de oferecer as operações DOC e TEC, criados em 1985 e 2002, respectivamente pelo Banco Central.
A medida será efetivada até 29 de fevereiro de 2024, uma vez que a população mostrou desinteresse e houve uma grande redução em seus usos. Para saber mais da novidade, basta continuar lendo. Vamos lá?
Transferências DOC e TEC deixarão de ser oferecidas pelos bancos
De acordo com um levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento com base em dados divulgados pelo Banco Central, é possível ver que o DOC e TEC perderam espaço para operações mais rápidas e baratas.
Sendo assim, o uso dessas ferramentas vem caindo continuamente nos últimos anos, principalmente após o lançamento do PIX. O levantamento permite observar o total de transações feitas no ano:
- PIX: 24 bilhões;
- Cartão de crédito: 18,2 bilhões;
- Cartão de débito: 15,6 bilhões;
- Boleto: 4 bilhões;
- TED: 1,01 bilhão;
- Cheques: 202,8 milhões;
- DOC: 59 milhões, apenas 3,7% do total de 63,071 bilhões de operações feitas no ano.
A TEC (Transferência Especial de Crédito), no entanto, é de uso exclusivo de empresas para pagamento de benefícios a funcionários. Mas a modalidade também está em extinção, motivada pela experiência e custo-benefício.
Afinal, outras operações oferecem o mesmo serviço de maneira instantânea, com a TED, e sem custo, como o PIX, nas transações de menor valor. Por isso, deixarão de existir até 29 de fevereiro de 2024.
Isaac Sidney, presidente da Febraban, afirma:
“Com o surgimento do PIX e a alta movimentação bancária com menores taxas, tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes, que têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito e instantâneo”.
Ele ainda afirma que a Febraban e os bancos estão constantemente avaliando a modernização e atualização de todos os meios de pagamentos no país, para melhorar a experiência dos clientes.
O que são DOC e TEC?
TEC e DOC são modalidades de transferências que possuem características parecidas. Em ambas as operações, o valor máximo transacionado é de até R$ 4.999,99, que pode ser agendado para outras contas, inclusive de banco diferente.
Entretanto, as movimentações feitas por DOC são efetivadas um dia depois que o banco recebe a ordem de transferência, e a TEC garante a transferência até o final do mesmo dia em que ela foi feita.
A diferença, todavia, é que a TEC permite que o emissor transfira recursos para diferentes contas ao mesmo tempo, o que não é possível no caso do DOC. Além disso, os valores podem variar conforme cada banco.
Quer ver mais matérias como essa? Então acesse a nossa página de notícias e nos acompanhe diariamente pra estar sempre por dentro das novidades de companhias aéreas!