A Azul Linhas Aéreas, que já é a companhia aérea com o maior número de voos e cidades atendidas no Brasil, deseja se aproximar ainda mais da região da Amazônia.

O objetivo da empresa é ir além de sua missão atual, que consiste em conectar comunidades remotas a destinos nacionais e internacionais, e contribuir efetivamente para a proteção e o desenvolvimento da Amazônia Legal, uma região vital em termos de biodiversidade e mudanças climáticas.

Para atingir esse objetivo, a Azul está oferecendo aos clientes a possibilidade de calcular e compensar as emissões de carbono em todos os voos, por meio de um projeto que visa apoiar projetos na região da Amazônia.

A empresa utiliza a tecnologia da CHOOOSE, uma empresa especializada em soluções de compensação de emissões de CO2 e líder mundial no setor de aviação, para calcular a taxa e garantir a verificação dos créditos pelo padrão internacional Verified Carbon Standard (VSC).

O gerente de Sustentabilidade da Azul, Filipe Alvarez de Oliveira, afirma que a compensação de emissões é voluntária e que a empresa está oferecendo aos clientes uma opção prática e educativa para reduzir a pegada de carbono durante suas viagens de avião.

O gerente de Produto da Azul, Henrique Barone Mathias, complementa que a empresa decidiu contar com a expertise de um parceiro reconhecido e referência no mercado para garantir a eficácia do programa de compensação.

Como comprar passagens com a Azul e apoiar projetos na Amazônia?

Ao comprar uma passagem pelo aplicativo da companhia, o cliente pode optar por pagar uma taxa adicional que tem duas funções: compensar o impacto das emissões de CO2 geradas durante o voo e direcionar recursos para projetos na Amazônia apoiados pela companhia.

Veja na prática como fazer a emissão da passagem:

  1. Realize a compra pelo aplicativo da Azul;
  2. Na tela de compra de bagagem, ative a opção “Compense o carbono dessa viagem”;
  3. Verifique no resumo da compra de o valor foi adicionado e finalize sua emissão.

A taxa de compensação varia de acordo com vários fatores, como a distância, o trajeto, o tipo de aeronave e a quantidade de clientes a bordo.

A compensação de carbono nos voos, juntamente com outras iniciativas de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, faz parte do plano estratégico da Azul e do compromisso da empresa com os princípios ESG, que incluem sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança.

A empresa pretende divulgar outras iniciativas ao longo do ano para contribuir para a preservação do meio ambiente.