Nesta sexta-feira (19), vários serviços foram afetados por um mega apagão cibernético ao redor do mundo, gerando cancelamento de milhares de voos e prejudicando bancos, hospitais e comunicações.
O problema está relacionado a uma falha na CrowdStrike, uma provedora de segurança digital, em todos os sistemas que utilizam o sistema operacional Windows. Mas, negam que seja uma ataque hacker.
Voos no mundo inteiro foram suspensos pelo apagão cibernético
O apagão cibernético afetou várias atividades pelo mundo, inclusive voos nacionais e internacionais.
De acordo com a Cirium, empresa de análise de aviação, até às 7h da manhã (horário de Brasília) desta sexta-feira, quase 1.400 voos haviam sido cancelados em decorrência da grande falha no TI.
Em comunicado oficial, a companhia aérea Azul também informou que seus voos podem sofrer atrasos pontuais. Por isso, recomendam que passageiros com voos para hoje vão até o balcão de atendimento.
Nos Estados Unidos, as principais companhias aéreas suspenderam os voos no início da manhã, por “problemas de comunicação”. Entre elas: Delta, American Airlines e United. A JetBlue segue normalmente.
Segundo a ABC, rede de TV norte-americana, nenhum voo da Delta, American Airlines e United deve decolar nas próximas horas. No entanto, as viagens que já estão em andamento continuarão.
O apagão cibernético também prejudicou os voos na Europa. Assim, a Ryanair, maior companhia aérea da Europa, pediu que os passageiros chegassem 3 horas antes de seu voos para evitar transtornos.
A Turkish Airlines informou que a falha nas telecomunicações resultou no cancelamento de voos e a AJet disse que está enfrentando problemas na emissão de bilhetes, reservas e nos atendimentos online.
Problemas similares também foram encontrados em vários aeroportos pelo mundo. Por exemplo: na Alemanha, Holanda, Hong Kong, Índia, Itália, Canadá, Cingapura, Suíça, Espanha e muitos outros locais.
Dessa forma, há registro de várias decolagens suspensas, problemas técnicos e até serviços online sendo feitos de maneira manual, como o check-in para voos que não foram prejudicados.
Demais serviços afetados
O apagão cibernético tem causado problemas em vários serviços, além dos voos cancelados. A falha nos sistemas de TI afetou a Bolsa de Valores, o sistema ferroviário britânico e vários bancos e hospitais.
Na África do Sul, um dos maiores bancos do país está enfrentando problemas em todos os seus serviços. Na França, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos também está com dificuldades.
Além disso, cirurgias eletivas foram canceladas na Alemanha e os sistemas dos computadores do serviço público de saúde caíram, no Reino Unido.
Continue nos acompanhando para conferir mais notícias e saber o que está acontecendo pelo mundo.