O Aeroporto de Amsterdã, Schiphol em colaboração com a empresa de tecnologia de segurança Pangiam desenvolvem um sistema de raio-x para rastrear as bagagens de mão com mais agilidade e segurança.
A novidade, batizada de Projeto DARTMOUTH é alimentada por inteligência artificial e ainda está em fase de testes, podendo ser ampliada para outros aeroportos se os resultados forem satisfatórios.
Por meio de algoritmos e inteligência artificial o projeto DARTMOUTH analisa a bagagem de mão dos viajantes, identificando os itens proibidos e que ofereçam risco a segurança dos passageiros.
A tecnologia pode ser aplicada já existentes no local, como tomografias computadorizadas, ou pode ser usada em combinação com outros softwares.
Nova tecnologia de raio-x no Aeroporto de Schiphol
A ideia dos criadores é que a tecnologia possa apoiar os colaboradores responsáveis pelo processo, agilizando e evitando filas.
“No futuro, essa colaboração pode contribuir para mais conforto para os viajantes, graças à triagem de bagagem de mão segura e rápida. A segurança continua sempre a ser a nossa prioridade”
Philip van Noort, Diretor de Segurança do Aeroporto Schiphol de Amsterdã
Van Noort diz ainda que o Royal Schiphol Group está comprometido em aumentar a produtividade dos equipamentos de segurança, sem diminuir a confiabilidade do processo de revista.
Já o chefe do Projeto DARTMOUTH em Pangiam, Alexis Long relata que o Royal Schiphol Group possui uma reputação de investir em inovação e tecnologia.
“Essa colaboração nos permite trazer os benefícios da inteligência artificial para o ponto de verificação de segurança e melhorar o processo”, finaliza Long.
A colaboração entre Pangiam e Schiphol faz parte de um programa mais amplo para acelerar a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas internas e de parceiros promissores.
Confira as últimas notícias nessa página do nosso site!