Seja muito bem-vindo ao Cartões e Pontos, sua fonte de informação sobre cartão de crédito, pontos, milhas e viagens! Um portal completo, com notícias, promoções, guias educacionais e ferramentas para ajudar você a maximizar e aproveitar os benefícios no seu dia a dia!
Se você é novo nesse mundo, tudo pode parecer muito confuso, mas não se preocupe! Parabéns pelo interesse em aprender mais sobre esse universo incrível e embarcar nessa jornada conosco!
Nesse guia vamos te guiar pelos primeiros passos para que você possa iniciar sua trajetória para aproveitar ao máximo os benefícios do seu cartão, otimizar o uso dos seus pontos e milhas e colher muitos benefícios tanto no seu dia a dia quanto em viagens.
Preparado? Então vamos nessa!
Conceitos principais
Para começar, vamos trazer alguns conceitos importantes sobre esse mercado, para que você se sinta familiarizado com alguns termos recorrentes e tenha uma base para começar a se aventurar nesse mundo!
O que são pontos e milhas?
Você já deve ter ouvido diversas vezes as palavras “pontos” e “milhas”, mas você sabe o que elas significam e a diferença entre elas?
Pontos e milhas nada mais são do que uma espécie de “moeda”, uma forma criada por programas de fidelidade de diversas empresas para recompensar a fidelidade de seu consumidor.
A medida que o cliente começa a juntar a “moeda” de um determinado programa, ele passa a contar com diversas opções de troca desses pontos/milhas dentro do catálogo de recompensas daquele programa.
Mas qual a diferença entre “Pontos” e “Milhas”? Na prática nenhuma! Tratam-se apenas de nomenclaturas diferentes existentes no mercado para se referir a essa “moeda de recompensa”.
Apesar disso, podemos dizer que há uma tendência do termo “Pontos” estar relacionado mais a moeda dos programas de bancos e cartões de crédito e “Milhas” relacionado com a moeda dos programas de companhias aéreas.
Mas isso não é regra! Já que diversos programas de companhias aéreas também utilizam o termo “Pontos”.
O que são os programas de fidelidade?
São programas criados por empresas para recompensar a fidelidade dos seus consumidores. Neles que você junta e utiliza seus pontos e milhas.
Diferentes segmentos de empresas do mercado podem oferecer programas de fidelidade. Abaixo alguns exemplos:
- Bancos e cartões de crédito
- Companhias aéreas
- Hotéis
- Postos de gasolina
- Operadoras de celular
- Varejistas
Diferença entre programas de banco e de companhias aéreas
No mercado de fidelidade, há “dois mundos” distintos quando falamos de programas: os bancários e os aéreos.
Programas de banco e cartão de crédito
De forma geral, os programas bancários são aqueles referentes ao seu banco e/ou cartão de crédito, ou seja, onde entram os pontos do seus gastos no dia a dia. Apesar disso, eles oferecem diversas outras formas para você aumentar seu saldo de pontos além dos seus gastos com o cartão.
Veja abaixo alguns dos principais programas bancários do mercado:
- Livelo (Bradesco e Banco do Brasil)
- Esfera (Santander)
- Itaú Shop (Itaú)
- Átomos (C6 Bank)
- Inter Loop (Inter)
Programas de companhias aéreas
Já os programas de companhias aéreas é onde você junta os pontos e milhas dos seus voos. De maneira geral, praticamente toda companhia aérea tem seu próprio programa de fidelidade.
Assim como nos programas de banco, o acúmulo de pontos e milhas nas companhias aéreas não ocorre somente voando, já que eles também oferecem diversas outras formas para você aumentar seu saldo, principalmente transferindo pontos do programa do seu cartão.
Principais programas aéreos do mercado:
- LATAM Pass (LATAM)
- Smiles (GOL)
- TudoAzul (Azul)
- Miles&Go (TAP)
- AAdvantage (American Airlines)
Transferência de pontos do cartão para a companhia aérea
Esse talvez seja o tópico mais importante da dinâmica do mercado de fidelidade. Os programas de banco possuem parcerias com diversas companhias aéreas (e outros programas do mercado), permitindo que seus clientes escolham para qual deles deseja transferir seus pontos.
Nesse sentido, de tempos em tempos, ocorrem as famosas promoções de transferências bonificadas entre os programas bancários e aéreos.
Por exemplo, um programa de companhia aérea faz uma promoção oferecendo 100% de bônus nas transferências de pontos do cartão.
Na prática isso significa que se você transfere 1.000 do programa do cartão, você receberá no programa da companhia aérea esses 1.000 pontos transferidos, mais 1.000 de bônus (100% sobre o valor transferido). Ou seja, no final da operação você terá 2.000 pontos no programa aéreo.
Portanto, são pontos extras de graça que você recebe só por ter transferido no momento certo!
Agora que você já entendeu alguns conceitos básicos sobre esse mercado de fidelidade e cartão de crédito, vamos continuar nosso guia te mostrando como juntar/usar seus pontos e milhas e avaliar o seu valor!
Pontos e Milhas: Como juntar, usar e quanto eles valem?
Agora que você já se familiarizou com alguns conceitos principais, vamos explicar as principais formas de e usar juntar pontos e milhas, além de explicar quanto elas valem, afinal, pontos e milhas tem um valor monetário e você precisa entender como extrair o maior benefício deles!
Como juntar pontos e milhas?
Há diversas possibilidades para se juntar pontos e milhas nos programas de fidelidade. Listamos abaixo as principais:
Cartão de crédito
Uma das principais fontes de geração de pontos e milhas é o cartão de crédito. Através dele, seus gastos do dia a dia viram pontos direto no programa de fidelidade dele.
De maneira geral, se seu cartão acumula pontos, eles serão creditados no programa de fidelidade do seu banco ou cartão.
A exceção fica para os chamados cartões cobranded, aqueles emitidos por um determinado banco mas associados a alguma outra empresa.
No mercado brasileiro temos alguns cartões cobranded de companhias aéreas, por exemplo. Nesse caso, os pontos e milhas são creditados diretamente no programa de fidelidade aéreo.
Compre e pontue
Outra excelente opção para juntar pontos e milhas é através das compras feitas em parceiros dos programas de fidelidade. Essa modalidade é conhecida como “compre e pontue”.
Nesse sentido, grande parte dos programas de fidelidade, sejam eles aéreos ou bancários, possuem diversas parcerias com empresas dos mais diferentes setores. Quando você realiza uma compra nesse parceiro, acessando-o através dos programas de fidelidade (há links específicos ou cupons que devem ser utilizados), você consegue receber pontos em suas compras.
De maneira geral, as parcerias costumam oferecer 1 ponto ou milha por real gasto no parceiro. Porém, com frequência ocorrem ofertas aumentando esse fator de conversão, portanto, esse é o melhor momento de realizar a compra de algum produto que você estava de olho.
Clube de pontos e milhas
Outra forma bastante interessante de juntar pontos e milhas é através dos Clubes! Essa modalidade nada mais é do que um plano de assinatura, em que através de um pagamento recorrente você recebe pontos e milhas creditados mensalmente em sua conta do programa de fidelidade.
Além disso, ao se tornar um assinante de um Clube, você também passa a contar com diversos outros benefícios, como por exemplo, sendo elegível as melhores condições nas promoções feitas.
Outros gastos do dia a dia
Há outras opções para você ganhar pontos e milhas no seu dia a dia, afinal, o universo de fidelidade é muito amplo e os programas buscam amplias as maneiras como os clientes juntam pontos e milhas constantemente.
Por exemplo, você consegue receber o benefício ao abastecer seu carro, utilizar aplicativos de mobilidade, durante a reserva de um hotel, locação de veículo, compra de ingressos e muitas outras opções. Portanto, explore os sites dos programas de fidelidade em busca das parcerias que eles oferecem.
Como usar pontos e milhas?
O principal uso que você pode dar para os seus pontos e milhas, sem dúvidas, está relacionado a viagens.
Seja para emitir uma passagem aérea, em especial em cabines premium como Executiva ou Primeira Classe, ou até mesmo para reservar um hotel.
O universo de pontos e milhas é amplo e oferece uma gama de oportunidades para quem quer viajar com mais conforto aproveitando os benefícios dos cartões, pontos e milhas.
Mas isso não quer dizer que não há oportunidades de uso também para trocar por um produto ou serviço. Tudo vai depender da condição oferecida para o seu resgate. Aliás, até a troca de pontos por dinheiro em conta já está ocorrendo.
Uma particularidade do mercado de fidelidade é que ele é repleto de promoções e ofertas, são nesses momentos que surgem as melhores oportunidades!
Portanto, não deixe de acompanhar diariamente o Cartões e Pontos para não ficar por fora de nada!
Quanto vale os pontos e milhas?
Esse é um dos assuntos mais abordados no mundo da fidelidade. Como grande parte dos programas permitem que os usuários comprem pontos, há formas de se chegar em uma estimativa de valor monetário de quanto valem os pontos e milhas, um tema que vamos falar com frequência aqui no Cartões e Pontos.
Apesar disso, vale fixar o conceito de que o valor de um ponto e uma milha pode variar dependendo do uso que você faz deles.
De forma geral, tudo vai depender da proporção entre a quantidade de pontos/milhas utilizadas x valor do benefício extraído.
Por exemplo, se você utiliza muitos pontos para trocar por um produto com um valor baixo, você vai extrair um valor reduzido deles.
Por outro lado, se você acha uma passagem que exige poucos pontos/milhas e que o preço pagante está elevado, você vai conseguir extrair um ótimo valor do seu uso.
Em resumo, analise sempre a relação (valor do benefício obtido / quantidade de pontos e milhas) dos seus resgates para tentar extrair o melhor valor possível delas!
5 passos para iniciar no mundo de pontos, milhas e cartões de crédito
Agora que você já tem um bom conhecimento para iniciar no mundo dos cartões, pontos e milhas, separamos 5 passos para você dar o pontapé inicial nessa jornada!
1 – Cadastre-se nos principais programas de fidelidade
Se você quer iniciar nesse mundo, o primeiro passo é começar a se cadastrar nos principais programas de fidelidade. Veja abaixo algumas sugestões:
Bancários
- Livelo
- Esfera
Aéreos
- LATAM Pass
- Smiles
- TudoAzul
- TAP Miles&Go
Hoteleiros
- ALL – Accor Live Limitless
2 – Escolha o cartão de crédito ideal para o seu perfil
Um bom cartão de crédito pode ser seu grande aliado para começar a juntar pontos e milhas. Nesse sentido, analise as opções disponibilizadas pelos principais bancos do mercado em busca daquele que melhor encaixa no seu perfil.
Dessa forma, veja em qual programa de fidelidade seus pontos serão creditados e quais são os seus parceiros. Logo, você conseguirá verificar o cartão que vai ser o mais adequado para o seu perfil.
3 – Ative as notificações do Cartões e Pontos
Se você não quer perder nenhuma novidade, é essencial ativar as notificações do Cartões e Pontos. Portanto, ao acessar nosso site, aceite o envio de notificações. Desta forma, todas as vezes que uma nova matéria for publicada, você será avisado no mesmo instante.
4 – Siga o Cartões e Pontos nas redes sociais
Além do site, também divulgamos com frequência as últimas novidades em nossas redes sociais. Para nos encontrar na sua rede favorita é muito simples, bastante procurar pelo @cartoesepontos ou clicar nos links abaixo,
5 – Acompanhe o Cartões e Pontos e compartilhe dúvidas, sugestões e mais assuntos
Pronto! Agora é só acompanhar o Cartões e Pontos diariamente para se tornar um especialista em cartões, pontos e milhas!
Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou qualquer outro assunto que queira compartilhar conosco, basta mandar um e-mail para: cartoes.pontos@mobills.com.br