Terra de cachoeiras, do melhor pão de queijo e de histórias por toda a parte… Minas Gerais é um dos estados brasileiros com mais lugares para viajar. Afinal, há muitas belezas espalhadas por suas ruas.
Não é à toa que o estado é líder em crescimento turístico. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 31 milhões de pessoas visitaram Minas Gerais durante o ano de 2023.
Se você quer fazer uma viagem nacional, valorizando a cultura, gastronomia e história do nosso país, a “caixa-d’água do Brasil” é o destino ideal. Portanto, descubra algumas cidades imperdíveis!
10 lugares incríveis para viajar em Minas Gerais
Há quem diga que a frase “em cada canto, um encanto”, foi inspirada em Minas Gerais. O estado transborda charme com suas construções históricas, comidas deliciosas, sotaque único e natureza impressionante.
Por isso, é compreensível ficar em dúvida em quais cidades visitar. Pensando nisso, reunimos aqui 10 lugares incríveis para viajar e viver experiências únicas e voltar apaixonado. Confira a seguir!
1. São Roque de Minas
A região da Serra da Canastra abrange vários municípios incríveis, entre eles, São Roque de Minas. Famosa pela produção do verdadeiro queijo canastra, há muitas fazendas que recebem turistas, por exemplo, a Fazenda Capão Grande.
Além disso, a cidade é a porta de entrada para o Parque Nacional da Serra da Canastra. Por isso, é um destino ideal para quem quer se aventurar e conhecer belezas naturais, como a cachoeira Casca D’Anta.
2. Ouro Preto
Ouro Preto é uma das cidades históricas mais famosas do mundo. Seus visitantes podem se encantar com a arquitetura colonial e a Ponte dos Suspiros, com vista privilegiada para igrejas do Centro Histórico.
Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o destino ainda abriga a Praça Tiradentes e muitos museus. Entre eles, o Museu da Inconfidência, Museu Aleijadinho e Teatro e Museu Casa da Ópera.
Suas construções são tão bem preservadas que uma visita ao local é facilmente confundida com uma volta no tempo. É perfeito para quem aprecia arquiteturas barrocas com paisagens de tirar o fôlego.
3. Conceição do Mato Dentro
Considerada a capital mineira do ecoturismo, Conceição do Mato Dentro é lar de várias belezas naturais. Por exemplo, a Cachoeira do Tabuleiro, a terceira mais alta do Brasil e a maior de Minas Gerais.
Para quem deseja provar a culinária do estado, o Mercado Municipal e a Fazenda Córrego Taboão são excelentes! Na Fazenda, poderá acompanhar a produção dos mais diversos tipos de queijos de Minas.
E, se quiser se aventurar um pouco mais, conheça o Mirante da Serra da Ferrugem. Ele oferece uma vista tão linda e panorâmica da cidade que os visitantes podem praticar voo livre partindo de lá.
4. São Thomé das Letras
São Thomé das Letras é o destino mais místico de Minas Gerais! Localizado na Serra da Mantiqueira, a cidade é conhecida por suas lendas, que despertam a curiosidade e imaginação dos turistas.
Mas, também é palco de atrações que atendem a vários públicos. Você pode conhecer a Cachoeira Antares, o Vale das Borboletas e curtir um lindo pôr do sol na Pedra da Bruxa, centro histórico local.
Os seus segredos o tornam ainda mais mágico. Há quem diga que existem um portal para Machu Picchu na Gruta do Carimbado e que nem mesmo os duendes resistem à beleza de São Thomé das Letras.
5. Brumadinho
Brumadinho é uma cidade interiorana cheia de beleza, paisagens incríveis, e o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo: o Inhotim, que também possui um lindo jardim botânico.
A apenas 55km de Belo Horizonte, já foi premiada por ter um dos melhores turismos de experiência do país. Não à toa, já que tem vários lugares incríveis, como o Sítio Histórico Quilombo do Sapé e o Espaço Verde Folhas.
Além disso, seus visitantes ainda podem aprender sobre o processo de produção da cachaça na Rota da Cachaça e ir à Serra da Moeda para fazer passeios de parapente, asa delta, voo livre e até mesmo balão.
6. Tiradentes
Tiradentes é um dos melhores lugares para viajar em Minas Gerais. Lá, tudo tem uma história. Como o Chafariz de São José, símbolo do local, que já foi a única fonte de água potável em toda a cidade.
Palco principal da Inconfidência Mineira, sua arquitetura é tão única que o destino foi tombado pelo IPHAN. Exemplo disso, são a Igreja de Matriz de Santo Antônio e seus casórios coloridos pelas ruas.
Ademais, os turistas podem participar do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes e fazer um passeio de Maria Fumaça, enquanto aprecia vista inesquecíveis, com paisagens que não esquecerá.
7. São João Del Rei
A “Terra onde os sinos falam” possui ruas que são verdadeiras relíquias. A Igreja São Francisco de Assis e o Teatro Municipal arrancam suspiros de todos os visitantes com os detalhes da sua rica arquitetura.
Assim como outras cidades históricas, há vários locais marcantes para nossa cultura. Por exemplo, o Museu Regional e o Museu Ferroviário, onde os turistas podem aproveitar para fazer um passeio de Maria Fumaça.
Fora isso, você também pode conhecer a Fazenda do Pombal, onde Tiradentes cresceu e viveu até os 11 anos. E, se não abre mão de uma passeio na natureza, visite a Lagoa Azul e a Cachoeira do Mangue.
8. Diamantina
Diamantina é conhecida pelo Centro Histórico, mas é repleta de outras riquezas. Literalmente, já que foi o epicentro mundial da extração de diamantes e recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Além das igrejas centenárias, como a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a cidade também é lar do Museu do Diamante, Mercado dos Tropeiros e Cineteatro Santa Izabel, que antigamente era uma cadeia!
E, se seu forte é agitação, conheça o Beco do Mota, endereço de vários bares boêmios, e a Rua da Quitanda aos finais de semana para apreciar a Vesperata, um evento com apresentações musicais nas sacadas dos casarões.
9. Capitólio
Capitólio é um dos lugares mais conhecidos de Minas Gerais. Afinal, suas belezas naturais chamam a atenção de qualquer pessoa. Principalmente o Lago de Furnas, que é rodeado de cânions gigantescos.
Mas, há ainda muitas outras atrações na natureza para aproveitar! A cidade é lar de vários complexos turísticos. Por exemplo, o Paraíso Perdido, que conta com 8 cachoeiras e várias piscinas naturais.
Fora isso, os visitantes ainda podem explorar a Trilha do Sol, com vistas encantadoras, e a Pedreira Lagoa Azul. Antes, era ponto de exploração de quartzo e hoje deu lugar a um lago com águas cristalinas
10. Monte Verde
Um dos lugares mais românticos para viajar em Minas Gerais, Monte Verde fica perto da divida com São Paulo. Mas não se preocupe, que o distrito oferece programas para todo mundo, acompanhado ou não!
Conhecido como “Suíça Brasileira” por ser um destino mais fresco, ele conquista todos seus visitantes com as Fábricas de Chocolate e a Avenida Monte Verde, toda florida e com arquitetura europeia.
Quem prefere relaxar pode alugar um dos seus chalés e aproveitar o charme da cidade. Mas, se você é afim de uma aventura, faça os passeios de Jipe e quadriciclo e uma trilha, como a da Pedra Redonda.
Bônus: tesouros escondidos em Belo Horizonte
A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, também é repleta de muito charme! Inclusive, é ponto de parada de muitos visitantes antes de continuarem seu caminho até seu destino final.
Por isso, se você passar pela cidade, não deixe de conhecer:
- Lagoa da Pampulha e seus arredores;
- Mirante do Mangabeiras;
- A Pão de Queijaria;
- Mercado Central de Belo Horizonte;
- Praça da Liberdade;
- Memorial Minas Gerais Vale.
As terras mineiras são únicas e agradam todos os tipos de turistas. Afinal, Minas Gerais é um paraíso incrível dentro do Brasil que pode te levar à cidades europeias, à era da Inconfidência Mineira e a muitos outros lugares.
Sendo assim, escolha a cidade que você quer visitar primeiro e já planeje sua próxima aventura!