Comprou passagens para fazer uma viagem, mas não sabe se vai conseguir ir? Provavelmente, você está se perguntando se é possível cancelar passagem aérea e receber seu dinheiro de volta sem multa.
Nesse conteúdo, você descobrirá se o cancelamento com reembolso integral do valor pago é possível. Assim, saberá o que fazer caso aconteça algum imprevisto. Portanto, continue lendo e saiba mais!
VEJA TAMBÉM: Como viajar barato? Confira dicas essenciais!
Pode cancelar passagem aérea sem multa?
Em algumas situações, pode ser preciso fazer o cancelamento de uma passagem. Afinal, pode haver imprevistos e, nessas horas, é importante saber como cancelar uma passagem aérea sem multa.
Desse modo, conseguirá economizar seu dinheiro e receber o reembolso total. Sendo assim, continue lendo para descobrir quando pode ter o valor pago integral de volta!
Passagem comprada com a companhia aérea
De acordo com o artigo 11 da resolução 400 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o cliente tem até 24 horas a partir do momento da compra para cancelar a passagem sem nenhuma multa.
No entanto, deve existir um prazo de 7 dias entre a compra e a data do voo. Fora desse tempo estipulado, as companhias aéreas podem cobrar multas para cancelamento, remarcação ou reembolso.
Nesses casos, geralmente a companhia aérea reembolsa o cliente, em dinheiro, o valor da passagem com um desconto, referente à multa do cancelamento para custear os serviços do aeroporto.
Passagem comprada em agências de viagem
Por outro lado, as passagens aéreas compradas em agências de viagem não são fiscalizadas pela Anac. Ou seja, as normas de cancelamento e alterações são estabelecidas em contrato pelas empresas.
Portanto, se você precisa cancelar uma passagem que comprou com uma agência, verifique os canais de atendimento da empresa e seu contrato para saber se há chances de receber o reembolso sem multa.
Situações em que pode pedir o reembolso
Após 24h da compra, a ANAC reserva às companhias o direito de aplicar multas caso o passageiro queira cancelar sua passagem aérea. No entanto, existem algumas situações que você pode pedir reembolso:
- Voos canceladas com opção de reacomodação em outro dia ou horário distante;
- Voos nacionais atrasados acima de 30 minutos;
- Voos internacionais atrasados acima de 1 hora;
- Perda de voo devido a atraso na conexão;
- Overbooking.
Além disso, os viajantes podem escolher, a qualquer momento, fazer o cancelamento integral da reserva com reembolso em crédito na companhia. Dessa forma, o crédito integral ficará disponível para ser utilizado em até 18 meses.
Essa é uma alternativa para quem comprou uma passagem aérea mas não vai poder viajar na data escolhida. Afinal, a remarcação também está sujeita à multas.