Calculadora

Calculadora de Férias Proporcionais

Trabalhou somente alguns meses antes de completar um ano de trabalho? Aqui mostramos como calcular as férias proporcionais.

Como utilizar a calculadora de férias proporcionais

Usar a calculadora de férias proporcionais é bem simples, basta:

  1. Preencha o valor do seu salário bruto (pode ser encontrado no seu holerite);
  2. Coloque os meses trabalhados;
  3. Por fim, clique em CALCULAR.

Pronto! Já saberá: a quantidade de dias de férias que teria direito, valor de férias proporcionais, valor de 1/3 das férias e quanto seria o valor total das férias proporcionais.

O que é férias proporcionais?

Nada mais é do que o cálculo do tempo de férias antes do colaborador completar seus 12 meses trabalhados na empresa.

Saber calcular esse benefício é essencial, já que muitos planejam o momento de tirar as férias, mas acabam não ficando na empresa até a data prevista.

Porém, mesmo nesses casos, o trabalhador tem direito de receber pelas suas férias, mas ao invés de descansar alguns dias, ele vai receber em dinheiro. Assim, o valor será proporcional ao tempo trabalhado.

Abaixo, explicamos em maiores detalhes como essa conta funciona de forma simples. Assim, caso você precise, saberá exatamente quanto receberá.

LEIA TAMBÉM: Calculadora de férias online gratuita!

Como funcionam as férias proporcionais?

Ao sair de férias, todo trabalhador tem direito a receber o valor proporcional a um salário bruto, adicionado de 1/3 de bonificação.

Além disso, mesmo o colaborador sendo demitido antes de completar 1 ano na empresa (prazo mínimo que dá direito às férias), o funcionário não perde o direito de receber esse valor.

Entretanto, nesse cenário o que o funcionário vai receber corresponde e é proporcional ao período que trabalhou.

ATENÇÃO: Vale lembrar que em caso de demissão por justa causa, o funcionário não tem direito de receber nenhum valor referente a férias, apenas férias vencidas.

Como calcular férias proporcionais?

Para realizar o cálculo de férias proporcionais, você deve multiplicar o valor do salário bruto pelo número de meses trabalhados e então, dividir por 12, que é o valor cheio das férias.

Além disso, é preciso somar 1/3 para ter o valor total que irá receber de férias proporcionais.

Vamos a um exemplo: João trabalhou por 10 meses na empresa e ganhava R$ 2.700,00. Então, o valor das férias proporcionais dele é de (2.700*10)/12 = 27.000/12 = 2.250, mais um terço de 2.500, que dá 900.

Sendo assim, basta somar o valor das férias proporcionais (2.250), mais 1/3 do salário bruto (900). No fim, João vai receber R$3.150 de férias proporcionais.

Fizemos o exemplo e a explicação apenas para você entender de forma detalhada como o cálculo é feito, mas caso queiras apenas saber o valor total, é só usar a calculadora de férias proporcionais do Cartões e Pontos que vai ser bem mais prático.

VEJA TAMBÉM: Calculadora de Décimo Terceiro gratuita!

Quem tem direito a férias proporcionais?

Qualquer trabalhador sob o regime CLT que for desligado, pedir demissão ou estiver de férias coletivas, tem direito a receber o valor proporcional às férias, mesmo que ainda não tenha completado 1 ano de empresa.

Além disso, há casos em que o trabalhador tem mais de um ano na empresa. Nesse cenário, ele recebe o valor total das férias, acrescido do valor proporcional ao tempo que ultrapassar um ano.

O que você precisa saber antes de tirar férias

Os principais pontos são os valores a serem recebidos e o período de descanso. No entanto, tirar férias é fundamental para a sua saúde mental e bem-estar.

Outro ponto relevante é que o pagamento das férias deve ser efetuado na conta do trabalhador até dois dias antes do início do período de descanso.

 Dúvidas frequentes sobre o assunto

O que são as férias proporcionais?

Com a reforma trabalhista, como ficam as férias?

O que é o 1/3 (um terço) de férias?

Como calcular férias de 30 dias?

Como é feito o pagamento das férias?

Quando voltar de férias, quanto vou receber?

Como funciona o pagamento das férias vencidas?

 Posso tirar férias antes de um ano?

Demissão por justa causa tem direito a férias proporcionais?